Skip to content

Tiago

14/03/2012

 1.     INTRODUÇAO

Tiago continua a ser um dos livros mais práticos e interessantes do NT. Também foi um dos mais controvertidos, particularmente durante a Reforma, quando a doutrina da justificação pela fé era ressaltada. Tiago menciona frequentemente a fé (16 vezes), mas sua ênfase na expressão da fé na vida do crente pareceu, para os reformadores, estar muito próxima à sugestão de uma salvação baseada em obras. Será que essa tensão pode ser resolvida?

2.     QUEM? (Autoria)

Existem 4 Tiagos no NT. Quem é o autor deste livro?

O Tiago escritor desta epístola é o meio-irmão de Jesus, líder da igreja de Jerusalém (At. 15.12-21; 21.18; Gl. 2.9, 12). Embora não tivesse crido em Jesus durante o ministério público do Senhor, foi testemunha do Cristo ressurreto (1Co. 15.7) e se encontrava entre aqueles que esperavam pela descida do Espírito.

Sobre a vida piedosa de Tiago, escreveu Eusébio, em seu livro clássico “Histórica Eclesiástica”:

“E tinha o hábito de entrar sozinho no templo, e com freqüência era encontrado de joelhos, clamando perdão para o povo; assim, seus joelhos se tornaram duros como os de um camelo”.

Tiago foi martirizado em 62 dC.

3.     QUANDO? ONDE? (Data e Local)

Há divergências quanto à data da carta. Alguns a situam no início da década de 60 dC; outros, antes da década de 50 dC.

O tom tipicamente judaico da carta reflete o início do cristianismo, o que apóia a data mais antiga. Nesse caso, Tiago é a segunda carta mais antiga do NT, depois de Gálatas (se considerarmos a teoria da Galácia do Sul).

O local de escrita é Jerusalém.

4.     PARA QUEM?

Os destinatários são identificados como “Doze tribos dispersas entre as nações”. A expressão “doze tribos” refere-se claramente aos cristãos de origem judaica. Alguns sustentam que trata-se do grupo de cristãos judeus que foi disperso após a morte de Estevão (At. 8.1).

5.     POR QUE?

A epístola é muito prática e seu propósito primário é mostrar como aqueles cristãos deveriam viver sua fé.

6.     COMO?

O livro reflete o cristianismo em seus primeiros anos, quando a igreja era composta basicamente de judeus convertidos. As preocupações de Tiago eram claramente mais pastorais do que polêmicas; pessoais e não teológicas. Sua maior preocupação era que aqueles que seguissem a Jesus vivessem vidas condizentes com sua confissão de fé.

Há muitas referências em Tiago ao ensino do Sermão do Monte (ex. de 1.22 e 5.12). As verdades apresentadas são diretas e contundentes (2.19; 3.13-16; 4.1-4; 5.1-3), derrubando alguns “mitos”, tais como:

  • Provações são sempre ruins: de acordo com Tiago, provações são motivo de alegria, pois nos levam à maturidade, à dependência de Deus e porque um dia elas passarão (1. 2-8; 12)
  • Fé se limita ao que penso: para Tiago, fé é que você pensa e faz. Ouvir a Palavra deve nos levar a praticar a Palavra. A fé que não se traduz em atos é morta e é semelhante à fé dos demônios. Crer não é somente acreditar, concordar intelectualmente, mas apegar-se e confiar (2.14-26)
  • Religião é um assunto estritamente pessoal: para Tiago, Deus e o seu povo estão envolvidos com o que você faz com suas palavras, com seu tempo, com seu dinheiro e até mesmo seus desejos (caps 3, 4 e 5).

Vamos nos deter mais um pouco na questão das obras e da fé, que foi tão controversa para os reformadores, por uma aparente contradição em relação aos escritos de Paulo.

Tiago escreve

Para explicar como a fé encontra expressão na vida do crente.

Com a preocupação de que os que tem fé produzam frutos.

Pouco tempo depois da ressurreição de Jesus, quando a igreja ainda era judaica e as verdades do AT eram conhecidas de todos.

Paulo escreve

Para explicar a fé que salva em relação à obra de Cristo no Calvário.

Com a preocupação de que a fé seja colocada exclusivamente em Jesus, sem nenhuma dependência de obras de justiça própria.

Quando a conversão dos gentios tinha despertado questões teológicas nunca antes exploradas

Como disse João Calvino: “Se você quiser saber como ser salvo, leia Paulo. Se você quiser saber como os salvos devem viver, leia Tiago”.

Anúncios

From → Novo Testamento

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: