Skip to content

A providência de Deus

06/06/2012

Passo a transcrever uma pequena porção do estudo sobre a Providência de Deus, extraído de um livro muito bom para quem está inciando seus estudos teológicos:

“Se a criação é a obra geradora de Deus com respeito ao universo, a providência é seu relacionamento contínuo com esse universo. Por providência entendemos a ação contínua de Deus pela qual ele preserva a existência da criação que ele fez surgir e a dirige para os propósitos que designou para ela. Dentro da dinâmica cotidiana de nossa vida, portanto, a providência tem, em muitos aspectos, mais importância que a doutrina da criação. A palavra deriva do latim providere que, literalmente, significa prever. Entretanto, envolve mais que o mero conhecimento do futuro. A palavra também carrega a conotação  de agir com prudência ou fazer preparativos para o futuro. A providência, em certos aspectos, é central para a condução da vida cristã. Isso significa que somos capazes de viver na certeza de que Deus está presente e ativo em nossa vida. Estamos sob seus cuidados e, portanto, podemos encarar o futuro confiantemente, sabendo que as coisas não acontecem por mero acaso. Podemos orar, sabendo que Deus ouve e age de acordo com nossas orações. Podemos enfrentar o perigo, sabendo que ele não está alheio, despreocupado.

Pode-se pensar na providência sob dois aspectos. Um aspecto é a obra divina para preservar a existência de sua criação, mantendo-a e sustentando-a; isso em geral é denominado preservação ou sustento. O outro é a atividade divina que guia e dirige o curso dos acontecimentos para que cumpram o propósito que ele tem em mente. Isso é denominado governo ou providência propriamente dita. A preservação e o governo não devem ser tratados como atos totalmente separados de Deus, mas como aspectos distintos de sua obra única.”

Fonte: Erickson, Millard. Introdução à Teologia Sistemática. São Paulo: Vida Nova , 1997.

Anúncios
2 comentários
  1. A providência de DEUS p/ o homem é que devemos tirar o isolante p/ que ELE possa operar em nossas vidas. Reconhecer que Ele é o Senhor de todas as coisas, é o criador. Ne 9:6 Só Tu és o Senhor… Podemos dizer que são seus atos máximos de santidade, de sabedoria e poder p/ governar suas criaturas e suas ações. O Pai sabe o que precisamos… (Mt 6:30-33) porém devemos através de petições e orações buscá-Lo; buscar seu Reino e a sua Justiça…Desde o princípio até hoje Ele nos oferece de tudo, cabe a cada um buscar o que é seu. Veja o nosso curso, quem nos dá? É ELE. AMÉM.

  2. Amém irmão Emidio. Obrigado pela controbuição.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: